Faz bem para você, para Minas e para o Brasil !
O Fiscal Agropecuário é responsável pela execução das políticas públicas de defesa sanitária animal e vegetal no Estado de Minas Gerais. Ele trabalha para que alimentos saudáveis cheguem na mesa dos mineiros.
A equipe de Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários é formada por profissionais de nível médio/técnico e superior, sendo eles: técnicos agrícolas, técnicos em laboratório, técnicos em química, médicos veterinários, engenheiros agrônomos, biólogos, zootecnistas, farmacêuticos e químicos, muitos dos quais capacitados em instituições de renome nacional e internacional, mestres e doutores, reconhecidos e respeitados mundialmente.
O Fiscal Agropecuário
O Fiscal Agropecuário e o Fiscal Assistente Agropecuário são responsáveis pela execução das políticas públicas de defesa sanitária animal e vegetal, inspeção de produtos de origem animal, certificação de produtos agropecuários, educação sanitária e a habilitação sanitária das agroindústrias familiares, em todo o estado de Minas Gerais.
Fiscal do IMA
DO CAMPO PARA MESA DOS MINEIROS
O Fiscal Agropecuário do IMA e o Fiscal Assistente Agropecuário inspecionam e fiscalizam todos os produtos de origem animal, para garantir que todos os alimentos estejam apropriados para o consumo. A carne, leite, ovos, mel e pescados e seus subprodutos são alguns dos produtos verificados e controlados pelos fiscais das Barreiras Sanitárias, presentes nas principais rodovias do Estado de Minas Gerais.

CONTROLE DA CADEIA PRODUTIVA
Toda a cadeia de suprimentos e distribuição de alimentos e produtos de origem animal e vegetal é monitorada pelo Fiscal Agropecuário ou Fiscal Assistente Agropecuário. O controle é feito desde a matéria prima utilizada, os ingredientes, o acondicionamento e o transporte. Assim, o fiscal se certifica que todos os alimentos estejam dentro dos padrões sanitários oficiais, evitando a comercialização de produtos falsificados e adulterados, ou ainda, com desvio de qualidade, que coloca em risco a sua saúde e da população.
MONITORANDO AS LAVOURAS COMERCIAIS
O Fiscal Agropecuário e o Fiscal Assistente Agropecuário do IMA realizam a classificação e a padronização dos produtos de origem vegetal para a comercialização, a exemplo do arroz, café, feijão, milho, soja, entre outros.

AGROTÓXICOS
O Fiscal Agropecuário é responsável pela fiscalização, monitoramento e controles de resíduos de agrotóxicos nos alimentos consumidos, impedindo a circulação de alimentos de origem vegetal, danosos à sáude da população.

SEMENTES E MUDAS
Para verificar a qualidade e a comercialização da produção de grãos, o fiscal atua em todos os estabelecimentos que produz, comercializa e distribui sementes e mudas para plantio.

LIVRES DE CONTAMINANTES
O Fiscal controla os resíduos de antibióticos e outras drogas de uso veterinário, em rebanhos, e garante que o leite e a carne estejam isentos de contaminantes, evitando a intoxicação e os danos a sua saúde.

CONTROLE DE ZOONOSES
O controle de doenças e erradicação da Brucelose, Tuberculose, da Raiva e da Febre Aftosa se dá, pelo trabalho do Fiscal Agropecuário, que verifica se os alimentos estão saudáveis para consumo e exportação.

QUALIFICANDO AS EXPORTAÇÕES
O Fiscal Agropecuário e o Fiscal Assistente Agropecuário do Estado de Minas Gerais certificam e verificam a qualidade de produção dos frigoríficos e laticínios, e assim permitem que o Estado exporte mais e ajude o crescimento do PIB de Minas e do Brasil. Sem os fiscais todos perdem.

CERTIFICA MINAS
O Projeto Estruturador, Certifica Minas, é uma ação de qualificação e certificação da produção agropecuária do Estado. O objetivo é modernizar toda cadeia produtiva agropecuária mineira e ampliar o crescimento do agronegócio mineiro e das exportações de Minas Gerais.