O Sindicato dos Fiscais Agropecuários Estaduais e Fiscais Assistentes Agropecuários Estaduais de Minas Gerais – SINDAFA/MG foi fundado no dia 07 de novembro de 2015, por transformação da Associação dos Fiscais Agropecuários de Minas Gerais – AFA-MG, e completa hoje 4 anos de sua fundação.
O momento não poderia ser mais oportuno para refletirmos sobre a importância da luta sindical. Foi apresentada essa semana uma Proposta de Emenda à Constituição – PEC 186/2019 que, entre outras coisas, autoriza o corte de jornada e salários de servidores públicos.
Ainda que sob a alegação de ser uma medida temporária para evitar exonerações de servidores estáveis, essa proposta é absurda e só deveria ser cogitada após a redução de pelo menos 20% das despesas com cargos em comissão e funções de confiança e a exoneração de servidores não estáveis.
Nós não vamos pagar essa conta sozinhos e esperamos que a população, que já sofre com a precarização de serviços públicos essenciais na área da saúde, segurança e educação, também não tenha que pagar.
Estamos há mais de 10 anos sem reajuste da inflação e recomposição do quadro de servidores por meio de concurso público. E gostaríamos muito de ver empenho e prioridade dos governantes para resolver os problemas que realmente acometem esse país.
Contamos com o apoio de todos os Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários e com o bom senso de todos Parlamentares Mineiros votando contra a redução de jornada e salários e a favor dos servidores e da população.

“Aquele que não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier. Pois, mais vale uma lágrima da derrota, do que a da vergonha de nunca ter tentado! ” (Hudson Menezes)