Fiscal Agropecuário do IMA

Faz bem para você, para Minas e para o Brasil !

O Fiscal Agropecuário é responsável pela execução das políticas públicas de defesa sanitária animal e vegetal no Estado de Minas Gerais. Ele trabalha para que alimentos saudáveis cheguem na mesa dos mineiros.

A equipe de Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários é formada por profissionais de nível médio/técnico e superior, sendo eles:técnicos agrícolas, técnicos em laboratório, técnicos em química, médicos veterinários, engenheiros agrônomos, biólogos, zootecnistas, farmacêuticos e químicos, muitos dos quais capacitados em instituições de renome nacional e internacional, mestres e doutores, reconhecidos e respeitados mundialmente.

 

O Fiscal Agropecuário

O Fiscal Agropecuário e o Fiscal Assistente Agropecuário são responsáveis pela execução das políticas públicas de defesa sanitária animal e vegetal, a inspeção de produtos de origem animal, a certificação de produtos agropecuários, a educação sanitária e a habilitação sanitária das agroindústrias familiares, em todo o Estado de Minas Gerais.

Fiscal do IMA

O Fiscal Agropecuário e o Fiscal Assistente Agropecuário atuam sobre o mercado de alimentos naturais e industrializados oferecidos à população, com o objetivo de identificar os problemas e executar ações que evitem ou minimizem os riscos à saúde pública.

DO CAMPO PARA MESA DOS MINEIROS

O Fiscal Agropecuário do IMA  e o Fiscal Assistente Agropecuário inspecionam e fiscalizam todos os produtos de origem animal, para garantir que todos os alimentos estejam apropriados para o consumo. A carne, leite, ovos, mel e pescados e seus subprodutos são alguns dos produtos verificados e controlados pelos fiscais das Barreiras Sanitárias, presentes nas principais rodovias do Estado de Minas Gerais.

controle de qualidade leite-carne-ovos-peixe-carnes-laticicinio

CONTROLE DA CADEIA PRODUTIVA

Toda a cadeia de suprimentos e distribuição de alimentos e produtos de origem animal e vegetal é monitorada pelo Fiscal Agropecuário ou Fiscal Assistente Agropecuário. O controle é feito desde a matéria prima utilizada, os ingredientes, o acondicionamento e o transporte. Assim, o fiscal se certifica que todos os alimentos estejam dentro dos padrões sanitários oficiais, evitando a  comercialização de produtos falsificados e adulterados, ou ainda, com desvio de qualidade, que coloca em risco a sua saúde e da população.

inspeção e controle de produtos de agricultura

MONITORANDO AS LAVOURAS COMERCIAIS

O Fiscal Agropecuário e o Fiscal Assistente Agropecuário do IMA realizam a classificação e a padronização dos produtos de origem vegetal para a comercialização, a exemplo do arroz, café, feijão, milho, soja, entre outros.

agrotoxicos
AGROTÓXICOS

O Fiscal Agropecuário é responsável pela fiscalização, monitoramento e controles de resíduos de agrotóxicos nos alimentos consumidos,  impedindo a circulação de alimentos de origem vegetal, danosos à sáude da população.

sementes-e-mudas
SEMENTES E MUDAS

Para verificar a qualidade e a comercialização da produção de grãos, o fiscal atua em todos os estabelecimentos que produz, comercializa e distribui sementes e mudas para plantio.

contaminantes-icones-sindafa-15x15
LIVRES DE CONTAMINANTES

O Fiscal controla os resíduos de antibióticos e outras drogas de uso veterinário, em rebanhos, e garante que o leite e a carne estejam isentos de contaminantes, evitando a intoxicação e os danos a sua saúde.

controle de zoonozes
CONTROLE DE ZOONOSES

O controle de doenças e erradicação da Brucelose, Tuberculose, da Raiva e da Febre Aftosa se dá, pelo trabalho do Fiscal Agropecuário, que verifica se os alimentos estão saudáveis para consumo e exportação.

exportacao-verde

QUALIFICANDO AS EXPORTAÇÕES

O Fiscal Agropecuário e o Fiscal Assistente Agropecuário do Estado de Minas Gerais certificam e verificam a qualidade de produção dos frigoríficos e laticínios, e assim permitem que o Estado exporte mais e ajude o crescimento do PIB de Minas e do Brasil. Sem os fiscais todos perdem.

certifica minas

CERTIFICA MINAS

O Projeto Estruturador,  Certifica Minas, é uma ação de qualificação e certificação  da produção agropecuária do Estado. O objetivo é modernizar toda cadeia produtiva agropecuária mineira e ampliar o crescimento do agronegócio mineiro e das exportações de Minas Gerais.

Com as ações dos Fiscais do IMA, todos ganham:
você, a população e o Estado.

Melhora a qualificação profissional dos agronegócios.
Aumenta a empregabilidade dos Mineiros.
Ajuda no crescimento do PIB de Minas Gerais e do Brasil.
Ajuda a qualificar produtos de origem animal e vegetal.
Atesta a qualidade e a boa procedência dos alimentos.
Aumento da produtividade dos agronegócios.